Como funciona o Coaching? Hoje continuamos a explorar as premissas deste processo. Se ainda não o fizeste, sugiro que leias a primeira parte.
Faz o melhor que podes, sabendo que podes sempre melhorar ainda mais
Costuma dizer-se que “quem faz o que pode, a mais não é obrigado”. Será mesmo assim? Será que não podes MESMO fazer mais nada, seja em que área da tua vida for?
Se começares a pensar que podes sempres fazer mais qualquer coisa, estarás a expandir a tua zona de conforto, isto é, coisas que não fazias dantes começam a fazer parte da tua rotina se entrares em acção.
É porque sem acção, não há transformação! Então, a partir de hoje, escolhe fazer sempre um pouco mais…
Quem és hoje é responsabilidade tua
Se virmos as coisas desta perspectiva, até podemos não gostar da realidade que criámos para a nossa vida, mas… É um facto!
Se não gostas da forma como a tua vida está hoje é porque deixaste que isso acontecesse, por um motivo ou por outro. Em última instância, a escolha é sempre tua e, portanto, o resultado e a consequência dessa escolha também será da tua responsabilidade.
TU é que comandas a tua vida! TU é que vais ao leme do teu barco! TU é que és o herói/heroína da tua história!
Como disse William Shakespeare, “Heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências”. Portanto, assume as tuas escolhas e aceita as consequências, sejam elas boas ou menos boas.
A relação entre o Coach e o Cliente é uma parceria sinérgica
Sinergia é, segundo o dicionário, uma “acção conjunta de coisas, pessoas ou organizações, com vista a obter um resultado superior ao obtido isoladamente por cada uma das partes”.
E é disto mesmo que se trata o Coaching. Com a ajuda de um Coach, os teus resultados não vão só ser superiores. Vão ser Extraordinários! Isto porque a função do Coach é essa mesmo. Os teus resultados são os seus resultados!
A única pessoa que tem as respostas é o Cliente
É importante que se entenda esta premissa. Mesmo que o Cliente pergunte ao Coach o que deve fazer em determinada situação, é fundamental que este último não lhe responda. Isso aconteceria numa situação de consultoria, por exemplo.
Como Coach, este deverá fazer com que o Cliente se coloque na sua posição, de forma a ver a situação de uma perspectiva diferente, ajudando-o a ganhar a clareza de que necessita para avançar.
Espero que com esta nova consciência que acabaste de ganhar, consigas finalmente escolher viver a tua vida como sempre quiseste. E se ainda não o conseguiste fazer, eu estou aqui para te ajudar.
A tua Coach,