Este é um tema algo subjectivo porque cada pessoa é única e, como tal, poderá ter uma visão diferente relativamente a este assunto. E para ti, o que é a autoestima? Já paraste para pensar nisso?
Para muitos, autoestima tem a ver com o autoconceito, ou seja, a consciência que tens sobre ti mesmo(a), podendo englobar vários aspectos (aparência e habilidades físicas, capacidades e características psicológicas, capacidades de relação interpessoal e social, características morais e de valores, etc.) e sendo capaz de as perceber e nomear.
Para outros, autoestima representa autoconfiança. Porém, é importante referir que existe uma diferença, ainda que subtil. A autoestima é a forma como tu te vês e como percepcionas o teu valor. Já a autoconfiança é a maneira como te sentes perante os teus talentos e habilidades, como no trabalho ou num qualquer desporto. O que acontece é que, por vezes, as pessoas referem ter pouca autoconfiança quando, na realidade, têm uma baixa autoestima.
Em qualquer área da vida, ter autoconfiança é importante para desenvolvermos a nossa autoestima pessoal e profissional e conquistarmos os nossos sonhos, metas e objectivos. A questão é que muitas pessoas não conhecem e/ou não acreditam no seu próprio potencial e, por isso mesmo, passam a maior parte do tempo infelizes e descontentes com os seus resultados.
Mas isso pode mudar! Desafia-te! Ousa fazer! Ousa dizer o que te vai na alma! A experiência de olhar e ver verdadeiramente o nosso “outro lado” completa a nossa vida e dá-lhe um sentido. Um sentido muito distante do que aquilo que a maioria das pessoas encara como sendo a vida. Passamos a ser o que realmente somos e não o que fingimos que somos.
Por isso, e nunca me canso de dizer, aprende a amar-te e a respeitar-te, porque és somente tu quem estará ao teu lado durante toda a tua vida…
Este é um assunto que, decerto, falarei mais vezes. É um tema que me é muito querido, uma vez que lutei contra mim própria anos a fio, não acreditando em mim, não gostando do que via quando me olhava ao espelho, faltando-me ao respeito todos os dias.
Graças ao autoconhecimento, hoje já penso e ajo de maneira diferente. Acredito nas minhas capacidades e talentos, respeito e aceito as minhas limitações e defeitos. Eu sou como sou! E amo-me assim mesmo…
Um beijo…
Como tu te vês faz toda a diferença na tua vida.
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
Twitter
Faz acontecer agora
Facebook
Instagram
Created by: Creative X Spot – Soluções Digitais
© 2022 Isabel Cruz – All rights Reserved.